domingo , 18 agosto 2019

Home » Juventude

Juventude

A Juventude Socialista do PDT foi criada no Ceará em 2008 pelo deputado federal, André Figueiredo (PDT-CE), atual presidente de honra do movimento no Estado, com a intenção de fortalecer o desenvolvimento social a partir da participação do jovem como agente modificador. Representado por Júlio Brizzi desde 2009, após eleição no 3º Congresso Estadual de Juventude Socialista do Ceará, o movimento atua no Ceará com o compromisso de promover políticas públicas que atendam às necessidades dos jovens por meio de ações voltadas, principalmente, para a educação e o esporte.

Dentre as propostas defendidas pelo movimento no Estado, destaca-se o compromisso com a promoção do emprego e o incentivo à prática de esporte por meio da discussão de propostas e incentivo a iniciativas municipais, estaduais e nacionais, através de congressos, seminários, palestras e campanhas com bandeiras socialistas e trabalhistas destinadas às crianças e adolescentes do Estado. Ao longo de sua trajetória, a Juventude do Ceará se destacou por ampliar o número das comissões provisórias no interior do Estado ao atingir 37 municípios durante o processo de interiorização da militância com visibilidade para a participação ativa de jovens para o Congresso Nacional do Partido que aconteceria no ano seguinte.

A Juventude Socialista do PDT-CE também marcou sua participação no Conselho Nacional de Juventude do PDT, destacando-se como uma das forças mais organizadas e representativa do Conselho de Juventude do Ceará, conquistando ainda a ocupação da vice-presidência da organização no Estado. Os jovens militantes cearenses também contribuíram com o apoio em projetos sociais de grande importância para a região como o projeto Jovens do Bem, que proporciona atividades de cultura e lazer aos jovens por meio dos movimentos municipais.

A atuação do movimento estadual garantiu ainda o fortalecimento do PDT nas urnas com a conquista da eleição de representantes no pleito eleitoral de 2010, com as eleições de André Figueiredo na chapa federal e de Júlio Brizzi, para deputado estadual.

A Juventude do Ceará tem como prioriodades no Estado a luta pelo ensino em tempo integral em todo o ensino médio, com a visão de transformar o Ceará no primeiro Estado educacionista do Brasil, e a criação de casas da juventude como espaços destinados ao acolhimento de crianças e adolescentes para a promoção de atividades educativas e sócio-culturais. Além disto, o movimento cearense também é responsável pela discussão de temas relevantes para os jovens como o combate às drogas, a importância da agremiação estudantil e a conscientização ambiental, por meio de iniciativas praticadas de forma direta como a adoção de uma praça da cidade como forma de estimular a preservação do meio ambiente e do bem público tanto pelos estudantes quando pela comunidade em geral.

Movimento Nacional

A comemoração dos 30 anos de PDT resgata o comprometimento da Juventude Socialista nacional com os ideiais brizolistas registrados na Carta de Lisboa e reafirmados pelo Estatuto do Partido após sua criação. Desde o início de sua atuação em 15 de fevereiro de 1981, o movimento da juventude tem defendido na prática o compromisso de garantir um futuro mais digno para crianças e adolescentes por meio de importantes bandeiras como o educacionismo e o trabalhismo, como forma de proporcionar mais oportunidades aos jovem.

Ao longo desta trajetória histórica, o Partido se destacou no país ao contemplar milhares de jovens com a implementação pioneira dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), realizado por Brizola com influência do antropólogo e pesquisador Darcy Ribeiro, e incentivado até os dias atuais pelos movimentos estaduais e municipais. A valorização da juventude também foi incentivada de forma histórica com a ousadia de Brizola, ao destinar 50% do orçamento de um governo exclusivamente para a educação.

O principal líder do Partido também marcou sua participação como presidente da Executiva nacional da Juventude Social quando eleito durante o XII Congresso Nacional da Juventude Socialista que aconteceu em Belo Horizonte (MG) ,em 2005. Outra participação importante do movimento ocorreu durante as eleições de 2006, quando a agremiação trabalhista preservou os princípios ideológicos do Partido ao não apoiar nenhum candidato.

A Juventude Socialista do PDT também foi destaque nas últimas eleições com a campanha nacional pelo Voto Limpo, sob a liderança do presidente nacional de juventude, Luizinho Martins. Mais do que cobrar bons antecedentes dos parlamentares, a iniciativa propôs como dever para o eleitor cobrar um mandato propositivo e comprometido com a gestão pública ética e popular, antes mesmo da aprovação do Projeto Ficha Limpa, pelo Senado.

Dentre outras atividades da atual gestão, a Juventude Socialista participou ativamente do 55° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e no 50º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), que contou com o apoio do Movimento Reinventar, que tem como tese o objetivo de “reinventar” o Brasil e o Movimento Estudantil.

Voltar ao Topo