domingo , 18 agosto 2019

Home » Educação

Educação

Principal bandeira do partido para o desenvolvimento social, o PDT-CE promove o educacionismo no Estado por meio do apoio às políticas públicas e iniciativas que garantam acesso à educação. Contribuindo com a inclusão social e combate da evasão escolar pela formação de crianças e adolescentes com uma educação de qualidade, o PDT-CE destaca sua participação na criação do ProJovem e da Secretaria do Conselho Nacional de Juventude, em 2005, representada pelo deputado federal mais bem votado do Estado nas últimas eleições, André Figueiredo, como o relator.

A Educação no Brasil

O programa educacional do PDT foi iniciado por Getúlio Vargas com a criação do Ministério da Educação, em 1930, e das universidades e escolas técnicas, responsáveis pelo impulso da industrialização e soberania. Referência no combate ao analfabetismo, o PDT resgatou ainda os ideais propostos pelo antropólogo Darcy Ribeiro, ministro da Educação no governo João Goulart, no combate ao analfabetismo e marginalização de jovens das classes mais pobres ao incentivar a implementação de escolas nas zonas urbanas e, principalmente, rurais.

Ao longo do mandato como governador do Rio Grande do Sul, em 1958, Brizola contribuiu com a construção de mais de 6 mil escolas no Estado, conhecidas como brizoletas. Como governador do Rio de Janeiro, em 1985, criou aproximadamente 500 escolas integrais conhecidas por Centros Integrados de Educação Integral (CIEPs), onde os alunos do ensino básico, além de estudar, tinham garantidos o acesso à assistência médica e odontológica, e quatro refeições diárias. Outras atividades como aulas de informática e de estudo dirigido proporcionaram a continuidade da construção do conhecimento, garantindo a permanência dos estudantes nas escolas.

Nas prefeituras atuais, O PDT destaca o exemplo de prefeitos como o de Paranaguá (PR), José Baka Filho, que transformou o sistema de ensino público municipal em escolas de tempo integral; e o prefeiro de Campinas (SP), dr. Hélio Santos, que criou o programa de creches gratuitas chamado Naves-Mãe.

O PDT defende a criação de uma nova proposta pedagógica iniciada por um plano básico de estudos para as séries iniciais com o objetivo de implementar ginásios públicos para a educação secundária, integrar os conteúdos programáticos com adaptação aos interesses e vivências da criança, extensão do período integral, propor maior integração das comunidades com a escolas e melhorar a qualidade do ensino por meio de uma avaliação permanente do aluno como forma de evitar a reprovação escolar de maneira punitiva. O PDT também quer capacitar e atualizar os professores da rede pública em conteúdo com o conhecimento e práticas pedagógicas a partir de cursos superiores e ensinos à distância, e implementar ainda os planos de carreira para estimular a atualização constante dos professores, além de lutar por salários mais justos e o ingresso na carreira por concurso público.

Voltar ao Topo