quarta-feira , 11 dezembro 2019

Home » Direitos Humanos

Direitos Humanos

brizoladoutelegeorgesmichelO PDT-CE manifesta os interesses dos direitos humanos no Estado por meio do combate de preconceitos e discriminações das minorias, através da promoção e participação de iniciativas voltadas para as classes oprimidas. Para isso, o Ceará conta com a atuação essencial dos movimentos sociais da legenda estadual na realização de campanhas de conscientização e no resgate histórico e preservação da cultura regional, como a valorização da população afro-descente, através da criação do bloco carnavalesco afoxé Acabaca, em 2006, pelo movimento negro do PDT-CE.

Direitos Humanos no Brasil

O PDT, ao determinar as diretrizes do partido a partir da Carta de Lisboa, em 1979, assumiu, dentre seus compromissos prioritários, a proteção e defesa da população marginalizada. Em oposição à formação cultural de uma sociedade marcada por séculos de colonialismo, de mão-de-obra escrava, onde o patriarcalismo não cedia espaço público às mulheres, além do legado autoritarista da ditadura, o PDT assumiu o desafio e a responsabilidade de combater a discriminação de classe, gênero, raça e etnia.

A sigla nacional se destaca com a participação ativa em torno dos interesses da causa das mulheres, dos negros, dos indígenas e demais classes discriminadas buscando a democracia socialista através da promoção de oportunidades iguais para todos como a criação de cerca de 500 Centros Integrados de Educação Integral (CIEPs) implementados no Rio de Janeiro, em 1985, pelo então governador do Estado, Leonel Brizola.

A proteção dos direitos humanos contribui para afirmar a dignidade e o ideal democrático socialista. E mesmo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, o PDT julga necessário lutar pelo cumprimento e respeito dos princípios básicos da convivência social, pela promoção da qualidade de vida e da cidadania, e com o estímulo da civilidade da população brasileira.

Voltar ao Topo